Nova turma encerra primeiro mês no curso de árbitros

(07/08/2018)
Iniciada no último dia 04 de julho, a nova turma do curso de formação de árbitros da Escola Mineira de Arbitragem concluiu seu primeiro mês de atividades. Esse foi o primeiro passo de uma caminhada que os alunos e alunas percorrerão pelos próximos cinco meses. Realizado nos moldes exigidos pela CBF, o curso possui carga total de 220 horas/aula e tem previsão para ser concluído em dezembro deste ano. 

O grupo de 27 estudantes, composto por 24 homens e três mulheres, possui aulas teóricas e práticas em sua trajetória para se tornar um árbitro. As atividades teóricas são realizadas todas as quartas e quintas-feiras na sede da FMF, enquanto os trabalhos físicos e práticos são gerenciados aos sábados no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG.

Em seu primeiro mês, os temas abordados no curso foram as regras do jogo de número 1 e 3, correspondentes aos temas “O campo de jogo” e “Os jogadores”, respectivamente. Os treinos físicos foram realizados no CTE sob o comando do instrutor físico FIFA Gílson Ornelas, que também é o profissional responsável por trabalhar a parte física dos árbitros que fazem parte do quadro da FMF. Ademais, a psicóloga esportiva da entidade, Dr. Alessandra Monteiro, iniciou os trabalhos psicológicos com os alunos.


Trabalhos físicos realizados no CTE mesmo sob chuva.

Além de lecionar sobre as 17 regras do jogo, as aulas também abrangem aspectos importantes para a carreira de um árbitro. Nutrição, psicologia, primeiros socorros, relatórios de súmula, expressão oral e escrita são alguns dos assuntos abordados no processo de formação. Outra parte relevante na metodologia de ensino, as palestras realizadas por árbitros e ex-árbitros da FMF, como Ricardo Marques Ribeiro, árbitro FIFA, e Márcio Rezende de Freitas, ex-árbitro da entidade, dão aos participantes a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer mais sobre a profissão.

Neste mês de agosto, o curso continuará explanando as regras do jogo, desta vez abordando os itens 4, o equipamento dos jogadores, e 6, os outros oficiais da arbitragem. Os aspectos da nutrição serão outro assunto apresentado, e a parte prática será realizada no Campo do Comercial do Barreiro.

Fotos: Escola Mineira de Arbitragem/FMF