Presidente Adriano Aro e diretores na visita técnica do VAR

(21/11/2018)
O presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro, e os diretores Leonardo Barbosa e Daniel Las Casas, se juntaram ao presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Giulliano Bozzano, para o segundo dia da visita técnica da International Football Association Board (IFAB/FIFA) sobre o Árbitro de Vídeo (VAR) para Federações estaduais, nesta terça-feira (20), no Rio de Janeiro (RJ). Na data, a programação da CBF trabalhou três assuntos de grande importância: protocolo, tecnologia e números.

O estatístico Ítalo Medeiros, consultor da Comissão de Arbitragem da CBF, abriu a programação do evento, apresentando dados dos 14 jogos da Copa do Brasil 2018 que contaram com o uso da ferramenta. O profissional exibiu gráficos, fez comparativos e mostrou números de tempo de rola rolando, intervenções, entre outros.

Na sequência, Dirk Schlemmer, gerente do departamento de serviços de futebol da IFAB, se aprofundou no protocolo necessário para a utilização do VAR. O profissional destacou ainda a importância deste contato entre o IFAB e as Federações estaduais.

- É muito interessante para nós (IFAB/FIFA) falar diretamente com as Federações para passar a elas toda a experiência que construímos nos últimos dois anos e apoiá-los a preparar este enorme projeto. Queremos tornar o projeto bem-sucedido para as Federações. Por esta razão nós nos dispomos a vir ao Brasil e passar os principais pontos sobre como organizar o projeto completo. As Federações devem conhecer tudo em detalhe já que, no fim, elas são responsáveis pela implementação, pela educação e pela execução de todos os pré-requisitos. Por isto a importância de providenciar o escopo completo da fase de implementação do VAR - destacou.

Sebastian Runge, chefe do departamento de tecnologia e inovação do futebol da IFAB/FIFA, foi o terceiro palestrante do dia. O alemão falou sobre preparação para a implementação de tecnologia, desafios, montagem e melhores práticas da ferramenta e fez um panorama sobre a experiência com Árbitro de Vídeo na Copa do Mundo FIFA Rússia 2018. Em conversa com o site da CBF, Sebastian mostrou alegria pela realização da visita técnica.

- Para nós, como FIFA, é muito importante ter acesso direto às Federações. Os organizadores dos Estaduais precisam ser informados sobre os padrões e pré-requisitos mínimos para a implementação do VAR. Estamos aqui para prestar suporte e compartilhar nossos conhecimento das competições FIFA e outros torneios ao redor do mundo para que nós possamos ajudar os Estaduais com a ferramenta do Árbitro Assistente de Vídeo - salientou.

Encerrando a programação do dia, o autor do projeto de Árbitro de Vídeo, Manoel Serapião, repassou o protocolo do VAR. O profissional falou também sobre a experiência da CBF nas partidas da Copa do Brasil 2018 com a ferramenta e elucidou dúvidas dos expectadores presentes.

Além da Mineira, que já tem confirmado o uso do VAR nas semifinais e finais do Estadual, representantes das Federações de Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo também se fizeram presentes.

A visita técnica segue com mais um dia de palestras nesta quarta-feira (21). A programação prevê novas apresentações de Dirk Schlemmer, Sebastian Runge e Marta Magalhães, psicóloga da Comissão de Arbitragem da CBF. 

Fonte e foto: Site CBF / Lívia Villas Boas