Arbitragem aprimora parte física para a temporada 2019

(13/12/2018)

A Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol encerrou na noite da última quarta-feira, 12 de dezembro, o “Fifa Test”, avaliação física que segue os padrões exigidos pela entidade máxima do futebol para que os árbitros estejam aptos a atuar em competições oficiais.

Os testes foram aplicados nos dias 05, 10 e 12, com turmas divididas para que fosse possível acolher o quadro composto de quase 100 pessoas, considerando árbitros centrais e auxiliares.

O próximo passo será o período de internato, de 10 a 12 de janeiro, no Sesc, quando os árbitros serão submetidos a exames para avaliação psicológica, aprimoramento das regras e treinamento prático de campo. As atividades farão parte da reta final de preparação do quadro de arbitragem da FMF, visando os Módulos I e II do Campeonato Mineiro 2019.

FOTOCÉLULA EM AÇÃO

Além de toda a preparação física de primeira linha coordenada pelo professor Gilson Ornelas, a arbitragem vem recebendo respaldo técnico também na área da tecnologia. Desde a pré-temporada 2017 a Comissão de Arbitragem conta com a fotocélula (foto) para medição eletrônica dos tempos obtidos oficiais nos exames. 

“A Federação Mineira adquiriu, há dois anos, o equipamento de fotocélula, que facilita a avaliação da ’capacidade física velocidade’. Ela traz mais segurança e fidedignidade ao teste, trazendo a tranquilidade para desenvolvermos o trabalho com os árbitros”, afirmou o professor Gilson Ornelas.

O investimento é mais uma mostra do foco da Diretoria da Federação Mineira de Futebol na qualidade dos serviços prestados aos filiados, entendendo a importância do bom material humano aliado à tecnologia de ponta.