Giulliano Bozzano participa de visita técnica do VAR/FIFA

(20/11/2018)
O presidente da Comissão estadual de Arbitragem, Giulliano Bozzano, está no Rio de Janeiro para a visita técnica de Árbitro de Vídeo (VAR) da International Football Association Board (IFAB/FIFA), promovida pela CBF, para Federações estaduais do Brasil. Com o apoio da Confederação, autoridades da FIFA e da Conmebol apresentaram o protocolo necessário para usar a ferramenta e compartilham suas experiências durante o processo de utilização nas partidas. 

A programação foi aberta com a apresentação de Sérgio Corrêa, coordenador do VAR no Brasil, e contou com uma mesa formada por: Ricardo Bretas, gerente de planejamento de VAR da CBF, Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol, Mauro Silva, vice-presidente do departamento de atletas e competições de Federação Paulista de Futebol, Dirk Schlemmer, gerente do departamento de Serviços de Futebol da IFAB, Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, e Ênio Gualberto, gerente de licenciamento de clubes da CBF. Cada um falou um pouco sobre a experiência com o projeto. Na sequência, o autor do projeto de Árbitro de Vídeo, Manoel Serapião, fez um panorama sobre o uso do VAR no Brasil. 

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho, destacou a parceria da CBF com as Federações para um maior conhecimento de tudo o que envolve a implementação do Árbitro de Vídeo. 

– Nossa ideia é dar conhecimento aos representantes das Federações interessadas em implementar o Árbitro de Vídeo. Mostrar como é o processo, as dificuldades, necessidade dos treinamentos, tudo o que é necessário para aplicar o VAR. Temos a presença do Dirk, que é do IFAB, e de outras autoridades da arbitragem para passar todas as informações a eles – declarou.

A primeira palestra do dia foi de Wilson Seneme. O presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol falou sobre a experiência da entidade em jogos com o árbitro de vídeo no ano de 2017 e nesta temporada de 2018. Dando continuidade, Dirk Schlemmer fez duas palestras em sequência. A inicial teve como foco as exigências para a aplicação da ferramenta e a segunda falou sobre a capacitação dos árbitros.  

Representando a Conmebol, Wilson Seneme mostrou safistação por compartilhar a experiência da entidade com a ferramenta do VAR nas últimas duas temporadas em competições importantes do futebol sul-americano.

– A iniciativa da CBF em organizar um evento como este combina com o que a gente tem feito na Conmebol. É importante porque os estados e as federações começam também a ter ideia do que é o VAR. Vir aqui, passar esta experiência de como foi o desenvolvimento do projeto no ano de 2017, a implementação, o quanto é importante que a instituição abrace o VAR, que não é algo só de árbitro, é institucional, é muito interessante. E é bom lembrar sempre que este é um processo que deve caminhar passo a passo com o que trabalha o IFAB no seu protocolo – acrescentou Seneme.  

Além do presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Giulliano Bozzano, as Federações de Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo também enviaram representantes ao evento. 

- Algo perceptível neste primeiro dia de workshop com a FIFA/IFAB, é que o VAR não é um projeto apenas da arbitragem. O VAR representa possivelmente a maior mudança no futebol desde sua criação. Isso exigirá uma participação de todos os setores envolvidos, incluindo clubes, imprensa, instituições, para enfim entregar o melhor ao torcedor, verdadeira base de sustentação do esporte e seu maior patrimônio – afirmou Bozzano.

A programação tem duração de três dias e segue nesta terça-feira (20). Sebastian Runge, chefe de tecnologia do IFAB, é um dos próximos palestrantes e vai falar sobre os principais aspectos para a implementação do VAR.   

Fonte: Site CBF.