Árbitros e assistentes iniciam preparação para 2019

(08/11/2018)
Vai começar a temporada de preparação da arbitragem para quem for atuar nos Módulos I e II do Campeonato Mineiro de 2019. Com o encerramento das competições profissionais deste ano, árbitros e assistentes começam a se preparar para a “Jornada Física”, teste FIFA, marcada para o mês de dezembro, no Centro de treinamento esportivo da UFMG.

Depois da bateria de testes físicos, aplicados no final deste ano, os atuantes do quadro FIFA, CBF, FMF Ouro e Prata participam da pré-temporada da Comissão Estadual de Arbitragem, em janeiro de 2019, concentrados no Sesc-Venda Nova.

Jornada Física – Teste físico padrão FIFA
Datas: 05, 10 e 12 de dezembro 
Dias 05 e 10 - Masculino
Dia 12 - Feminino
Local: Centro de Treinamento Esportivo – Escola de Educação Física UFMG
Participantes:  Árbitros e assistentes dos quadros FIFA, CBF, FMF Ouro e FMF Prata que vão atuar nos Módulo I e II de 2019.

O método usado na avaliação dos participantes é o mesmo aplicado pela CBF em todas as jornadas físicas estaduais. O desempenho dos árbitros e assistentes é qualificado e analisado de forma padronizada, afim de manter uma unidade na atuação dos árbitros durante os regionais e o brasileiro.

Pré-temporada
Datas: 10, 11 e 12 de janeiro 
Local: Hotel Sesc Venda Nova
Participantes:  Árbitros e assistentes dos quadros FIFA, CBF, FMF Ouro e FMF Prata que vão atuar nos Módulo I e II de 2019.

VAR

Já preparados para atuarem como VAR, Igor Benevenuto, Emerson Ferreira, Ricardo Marques, Guilherme Camilo, Felipe Alan e Celso Luiz, após o treinamento específico, recebido pela Escola Nacional de Árbitros de Futebol, seguem a agenda da Comissão Estadual durante a Jornada Física e a Pré-temporada.

De acordo com Rogério Ferreira, Instrutor FIFA da Comissão Estadual de Arbitragem, o protocolo de VAR utilizado nos estaduais (Mineiro e Paulista) serão subordinados à CBF. "Nosso presidente, Giulliano Bozzano vai receber da Confederação Brasileira, as atualizações e diretrizes vindas da FIFA. Junto com a Federação Paulista, seremos o preparatório para as competições nacionais e internacionais", confirmou Rogério.

Foto: FMF/Divulgação