Seis árbitros do quadro da FMF são premiados com escudo FIFA

(25/04/2025)

A Federação Mineira de Futebol (FMF) realizou, em sua sede, a cerimônia de entrega do escudo da FIFA a seis integrantes do seu quadro de arbitragem, que passam a integrar o seleto grupo de profissionais reconhecidos pela entidade máxima do futebol mundial na temporada 2025.

O evento contou com a presença do presidente da FMF, Adriano Aro, e do presidente da Comissão de Arbitragem, Márcio Eustáquio Santiago, além de  outros integrantes da arbitragem mineira.

Foram contemplados os árbitros Paulo Cesar Zanovelli e Andreza Helena Siqueira; os assistentes Guilherme Dias Camilo e Fernanda Nandrea Gomes Antunes; além de Marco Aurélio Augusto Fazekas e Igor Junio Benevenuto, que atuarão como árbitro assistente de vídeo (VAR).

Segundo Márcio Santiago, o reconhecimento internacional é fruto do esforço contínuo da FMF em investir na formação e capacitação de seus profissionais.

“A comissão e a presidência, por meio do Adriano, entendem que é fundamental valorizar nossos árbitros FIFA. É um quadro extremamente seleto, com poucas vagas no Brasil, e termos seis representantes mineiros reforça o nível da nossa arbitragem”, destaca.

Ele também ressaltou o impacto positivo da conquista para todo o ecossistema da arbitragem em Minas Gerais.

“Trabalhamos fortemente com nossos árbitros e mostramos que é possível alcançar o cenário internacional. Isso inspira não apenas quem já está no quadro da FMF e da CBF, mas também os profissionais da base e do futebol amador. Seguiremos com nossa missão de fortalecer cada vez mais esse caminho por meio de treinamentos constantes”, completa.

A entrega do escudo da FIFA é mais uma demonstração do comprometimento da FMF com o desenvolvimento da arbitragem mineira. Em 2025, a entidade já promoveu três pré-temporadas com seu quadro de arbitragem – duas voltadas para as competições profissionais e, de forma inédita no Brasil, uma exclusivamente direcionada aos torneios amadores.