Belo Horizonte será sede do Brasileiro Feminino sub-17

(01/11/2023)
Belo Horizonte foi selecionada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para sediar o Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Sub-17. A realização do torneio foi viabilizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, com o apoio da Federação Mineira de Futebol. Os jogos se iniciam em 13 de novembro e a final será disputada no dia 25 do mesmo mês.
 
A secretária Municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco, coordenou o processo que resultou na vinda da competição para BH. “A pedido do prefeito Fuad Noman, nós empreendemos esforços junto à CBF, com apoio da Federação Mineira de Futebol e do América, que prontamente cedeu o Independência para a disputa final do campeonato”, explicou Adriana Branco.
 
Segundo a secretária, além de promover o futebol feminino, que está em expansão, um evento deste porte incentiva o esporte e movimenta a economia da cidade. “É uma conquista muito importante para Belo Horizonte, já que além dos atletas e técnicos, a cidade-sede recebe equipes esportivas, familiares, jornalistas e profissionais das mais diversas áreas de todo o país”, ressaltou.
 
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, a intenção é que novos talentos sejam descobertos. “Desde o primeiro dia de trabalho da nossa gestão o investimento no desenvolvimento do futebol feminino sempre esteve entre os principais pilares”, disse.
 
O presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro, destacou a possibilidade de promover o futebol feminino e desenvolver ainda mais a categoria em Minas Gerais. “Será de extrema importância para o futebol mineiro poder receber o Campeonato Brasileiro Feminino sub-17. A temporada 2023 foi marcada pela realização da Copa do Mundo feminina, e temos visto um grande movimento do mundo do futebol no fomento à categoria”, afirmou.
 
Modelo de disputa
 
Os 16 clubes participantes serão divididos em quatro grupos, com quatro equipes cada. Os jogos serão realizados em turno único, dentro de cada grupo, e o primeiro colocado se classifica para a semifinal, que será disputada em confrontos de ida e volta. A grande final será na Arena Independência, em jogo único.