Arbitragem solidária doa sangue no Hemominas

(03/12/2018)
A menos de uma semana de darem início aos testes físicos para a Temporada do Campeonato Mineiro Sicoob 2019, árbitros e assistentes do quadro estadual mantém uma rotina de ação social criada há anos, comparecendo ao Hemominas para doarem sangue.

Um hábito humanitário que a cada dia ganha mais força, com as campanhas institucionais e correntes das redes sociais, com adeptos da causa, que divulgam o ato solidário para lembrar os que já doam e alcançar mais doadores.



Alex Xavier, árbitro do quadro FMF desde 2015, conta que o bom exemplo veio do pai.  “Meu pai era doador e sempre o acompanhei nas seções. Quando completei 18 anos, em 2005, passei a doar.”

Samuel Henrique, educador físico e árbitro assistente do quadro estadual há cinco anos, é doador há cerca de nove anos e aprova a doação e a campanha juntos aos árbitros de futebol. “Dentro do esporte o árbitro ainda é muito escondido. Acredito que, apesar de correr o risco de certa hostilidade por parte de torcedores, ter a imagem envolvida em campanhas sociais pode colocá-lo como uma pessoa comum, passível de acertos e erros e com outras atividades além da arbitragem”, explica Samuel.




Fernanda Nandrea é árbitra assistente CBF desde 2015, ano em que doou sangue pela primeira e única vez na vida. Com a proposta feita à Comissão de Arbitragem, Fernanda se propôs retomar a rotina, e marcou a volta se tornando também uma doadora de medula. “Acho importante associar a imagem da arbitragem a ações sociais, pois muitas vezes somos vistos como pessoas de má índole, que não agem de forma justa e correta para beneficiar algum time ou entidade. Devido à humanização da ação social podemos passar uma imagem de seres humanos comuns e de boa índole e que temos o intuito de agir de forma coesa e justa para com a sociedade e para com a nossa profissão! Somos pessoas passíveis de erro, mas sempre tentando acertar e fazer o bem, sem ver a quem!”

Aprovada pelo presidente Adriano Aro, a campanha motivadora para doação de sangue e medula óssea, junto ao Hemominas, se estende durante o Campeonato Mineiro em Belo Horizonte e em cidades do interior do Estado. A agenda de doações será divulgada durante a competição. "O envolvimento dos árbitros na campanha de doação de sangue reforça o papel social da Federação Mineira de Futebol, que vai muito além de fomentar a atividade esportiva em si. Enxergamos a importância do esporte na educação e formação de cidadãos, e a participação dos membros da arbitragem ajuda a inserir o futebol na sociedade não apenas como entretenimento, mas também como fator de apoio à saúde, inerente à prática esportiva em geral", confirma o presidente da Federação Mineira de Futebol.

Fotos: Adair Gomes / Hemominas