Conselho Técnico do Mineiro Sub-20 na FMF define detalhes da competição 2024

(01/03/2024)
O Campeonato Mineiro Sub-20 contou com realização de Conselho Técnico nesta quinta-feira para definição da competição.

São 15 equipes confirmadas na disputa:
América Futebol Clube,
Associação Desportiva Internacional de Minas,
Athletic Club,
Atlético Clube Três Corações,
Betim Futebol,
Boston City Futebol Clube,
Clube Atlético Mineiro, 
Coimbra Esporte Clube Ltda, 
Cruzeiro Esporte Clube,
Contagem Esporte Clube,
Esporte Clube Futgol,
Ipatinga Futebol Clube, 
Minas Boca Futebol Ltda.,
Santarritense Futebol Clube e
XV de Novembro Esporte Clube.

A fórmula de disputa definida repete o modelo da edição anterior, sendo a competição realizada em 1ª fase, quartas de final, semifinal e final.

Na 1ª Fase, as 15 equipes se enfrentarão uma única vez (turno), classificando-se para a fase seguinte as oito primeiras colocadas com o maior número de pontos ganhos.

Nesta fase, serão observados os critérios de desempate previstos no RGC: a) maior número de vitórias; b) maior saldo de gols; c) maior número de gols marcados; d) confronto direto; e) menor número de cartões vermelhos recebidos; f) menor número de cartões amarelos recebidos; g) sorteio público na sede da FMF (no caso 
de empate entre mais de dois clubes, não será considerado o quarto critério). 

Ao final desta fase os cartões serão zerados.

Quartas de Final

Nas Quartas de Final, as oito equipes classificadas se enfrentarão em jogos 
de ida e volta (mata-mata), com os quatro clubes de melhor campanha na 1ª Fase disputando o jogo de volta como mandante. 

Os confrontos serão entre 1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º. Os critérios de desempate, para indicar o clube vencedor de cada confronto, quando houver igualdade em pontos ganhos ao final das duas partidas, serão os seguintes, aplicáveis à fase e nessa ordem: a) maior saldo de gols; b) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.

Semifinal
Na Semifinal, as quatro equipes classificadas se enfrentarão em jogos de ida e volta (mata-mata), com os dois clubes de melhor campanha na 1ª Fase disputando o jogo de volta como mandante.

Final
Na Fase Final, as duas equipes classificadas se enfrentarão em jogos de ida e volta (mata-mata), com o clube de melhor campanha na 1ª Fase disputando o jogo de volta como mandante.

Os critérios de desempate, para indicar o clube vencedor do confronto, quando houver igualdade em pontos ganhos ao final das duas partidas, serão os seguintes, aplicáveis à fase e nessa ordem: a) maior saldo de gols; b) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.

Rebaixamento
Terminada a Primeira Fase, as duas equipes piores classificadas estarão 
rebaixadas para o Campeonato Mineiro 2025 - Sub20 – 2ª Divisão.

O campeonato terá início previsto para o dia 11 de maio de 2024 e o término se dará em 5 de outubro de 2024, podendo ser modificadas tais datas, no 
interesse da competição, bem como em razão da superveniência de torneios nacionais como Campeonato Brasileiro Sub-20, Copa do Brasil Sub-20 e/ou Supercopa Sub-20. 

A 1ª fase começa no dia 11.05.2024 e termina dia 17.08.2024, com jogos sendo  disputados, na maioria, em finais de semana. 

As Quartas de Finais serão realizadas nos dias 31.08.2024 e 07.09.2024. As Semifinais serão realizadas nos dias 14.09.2024 e 21.09.2024. 

As Finais serão realizadas nos dias 28.09.2024 e 05.10.2024.